Central de Atendimento62 3921-8181

Exames e Serviços

Modelos Digitais

Modelos Digitais

 

No ano de 2015 o C.I.R.O. adquiriu o primeiro scanner de modelos digitais do estado de Goiás.

Com essa aquisição, os ortodontistas e cirurgiões passaram a contar com a mais alta tecnologia para o planejamento dos seus casos, além de facilitar o seu armazenamento dentro dos consultórios e clínicas odontológicas. 

O que é o modelo digital?

O modelo digital é um documento eletrônico em formato .stl, gerado por equipamentos próprios, que podem ser através de scanners de mesa e scanners intraorais.

Os scanners de mesa utilizam o modelo de gesso ou a moldagem realizada no paciente. Através de um escaneamento a laser não destrutivo a superfície dos mesmos serão reproduzidos em softwares específicos. Já o escaneamento intraoralé feito diretamente na boca do paciente e não necessita do modelo em gesso ou da moldagem.

Quais as vantagens de se utilizar os modelos digitais?

Os modelos digitais apresentam uma série de vantagens em termos de armazenamento, recuperação, versatilidade de diagnóstico, transmissibilidade e durabilidade.

Através de softwares específicos pode-se realizar mensurações digitais acuradas e precisas da largura e do comprimento do arco dentário, do overjet e do overbite, assim como do tamanho dentário, além de simular os resultados do tratamento mediante a movimentação dentária.

Qual a legalidade de se utilizar os modelos digitais?

Assim como nas tomografias computadorizadas que possuem o arquivo DICOM, os modelos digitais possuem o arquivo STL que não permite alterações que não possam ser detectadas levando a sua validação legal, assim como versa o artigo 332 do Código de Processo Civil: “Todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, são hábeis para provar a verdade dos fatos, em que se funda a ação ou defesa”.

C.I.R.O. Radiologia Odontológica